30 de jun. de 2010

Ligue a memória

Ter uma vida ativa e sociável otimiza o desenvolvimento da memória

Por Dayara Martins

Fatores como emoções, alimentação, estresse, fadiga, prática de exercícios físicos e mentais, são alguns dos componentes que podem atuar diretamente no desempenho da memória, destaca a Mestre em Gerentologia, Elisandra Villela.

Uma pesquisa sueca realizada ao longo de duas décadas complementa a afirmação. O estudo mostra que a educação, nutrição e o tamanho da família são requisitos determinantes para o desenvolvimento da memória. Os cientistas afirmam que o nível de informações a que somos expostos diariamente junto com os computadores e jogos estimulam nosso cérebro e fortalecem nossa memória. Quanto aos efeitos da nutrição, os pesquisadores observaram que são mais difíceis de mensurar, visto que os fatores genéticos são determinantes nesta área. Em relação à família, salientam que os primeiros filhos tendem a ter memória episódica (lembrança de acontecimentos específicos), visto que "ele recebe 100% da atenção, e quando a criança ganha irmãos a energia e o tempo dos pais passam a ser divididos entre todos", esclarece o líder da análise.

Hoje, os especialistas defendem que a memória é bem mais complexa do que se poderia pensar e que ela não se localiza em apenas uma parte do cérebro, visto que é um processo que ocorre por ele todo. Para Iván Izquierdo, cientista argentino pioneiro no estudo de neurobiologia da memória e do aprendizado, a memória humana é “constituída pela capacidade dos seres humanos de adquirir, conservar e evocar informações através de dispositivos neurobiológicos e da interação social”.

Com o passar dos anos, é natural que a memória já não seja mais a mesma. “A velocidade do processamento e tempo de reação das respostas torna-se mais lento e selecionamos o que é mais significativo e relevante para nosso dia-a-dia”, destaca Elisandra.

Uma dica é usar a mente e o corpo ativamente para criar novas trilhas neuronais e, assim, fortalecer as já existentes. Dessa maneira, estimula-se o sistema nervoso e quanto mais fizer mais haverá lembranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário