27 de jun. de 2010

Manhã de recordações

Grupo da terceira idade se reúne todas as quintas pela manhã na 913 norte

Por Carolina Paccini

Em um salão frio com cheiro de objetos envelhecido pelo tempo, em meio às recordações dos que passaram pela II Guerra Mundial. Na casa dos ex-combatentes existem dois sofás que acolhem o grupo da terceira idade Ouro Velho – Amor e Coragem todas as quintas-feiras pela manhã das 9h às 12h. Logo atrás do sofá, nem muito longe tem uma mesa cumprida com café, chá, biscoito, manteiga, tudo para o grupo.

Bem devagar chega Vasco Duarte Ferreira, 86 anos. Simpático, ele cumprimenta as pessoas que trabalham na casa. Com um sorriso de criança e um olhar feliz, acolhe a todos. O veterano de guerra ajudou a fundar o grupo há 30 anos e lamenta que hoje o grupo só tenha cinco pessoas. “Já chegou a ter 80 no início”, lembra.

Tão logo chega Nedyr Estevez, 85 anos, coordenadora do grupo. Ela dá a notícia do que aconteceu na reunião dos grupos da terceira idade do Distrito Federal. Ela repete a história a todos os que chegam. E coloca em cima da mesa alguns biscoitos para quem quiser se servir. Estevez é a responsável por organizar os eventos do grupo. Além disso, traz consigo um aparelho para medir a pressão dos que passam por ali.

Aos poucos os outros membros do grupo chegam. Alguns vão para uma sala ao final do corredor de outro salão onde fica Vasco, que faz uma massagem nos pés de todos com óleos e cremes. Eles deitam em uma maca e aproveitam o momento para relaxar, e até dizem que tiveram melhora na saúde.

Apesar das dificuldades e da falta de apoio, o grupo é firme. “Não tem palestras, não tem exercício”, ressalta a coordenadora do grupo. Para Nedyr, o número reduzido de participantes se deve à falta de atividades freqüentes. Quando o grupo foi criado para os ex-combatentes, a maioria era de homens. Hoje, o grupo, localizado na 913 norte, é aberto à comunidade, inclusive se juntou com o grupo do Centro de Saúde nº 16 para que tivesse mais pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário