30 de jun. de 2010

O esporte da experiência de vida

Experiência e anos de treinamento são necessários para se formar um mestre em judô

Por Helen Ramos

O Judô, fundado em 1882 no Japão, é uma arte marcial com os principais objetivos de fortalecer a mente, o espírito e o físico com técnicas de defesa pessoal. O esporte que significa em japonês caminho suave, tem como principal filosofia a educação e o respeito pelos mais velhos. De acordo com o professor faixa rajada, Hélio Arrais, 63, um tatame representa a sociedade japonesa. Nesta representação, os mais velhos sempre serão mais respeitados, pois seus anos de vida denotam conhecimento superior aos mais novos.

Arrais explica que para um atleta chegar a faixa rajada, ele deve passar por, no mínimo, seis anos até a faixa preta. Deste nível em diante leva-se pelo menos 20 anos para conseguir o décimo dan, último nível da faixa rajada. Depois, existe ainda a faixa vermelha, nível que só pessoas geralmente com mais de 55 anos alcançam. Logo se percebe que o que conta é o conhecimento exímio sobre a luta marcial.

“O fascínio desta arte marcial é perceber o valor que nós mais velhos possuímos, após tantas batalhas e tanta experiência adquirida ao longo da vida. No judô um idoso é respeitado acima de todas as coisas. Isso é essencial para minha profissão e minha filosofia de vida”, completa Hélio Arrais.

No Brasil, normalmente, as academias preparam os atletas até a faixa marrom. Após esta conquista, o judoca deve fazer o curso de faixa preta da Federação de Judô da cidade. Nesse curso, são administrados além da história e filosofia da luta, itens como pedagogia com crianças, leis que amparam o atleta, além da federação e capacitação para se tornar professor.

O mestre Arrais, que atingiu a faixa rajada aos 53 anos, conta que, em sua experiência de professor, já passou por inúmeras situações de alunos completamente indisciplinados e rebeldes. E, com o exemplo e a conversa, a maioria dessas crianças começou a respeitar os mais velhos e encontraram no esporte a forma de respeito essencial que a sociedade precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário