30 de jun. de 2010

Título pela facilitação

Agência Eletrônica do INSS é premiada por desburocratização

Por Helen Ramos e Maíra Miranda

Em abril de 2010, a Agência Eletrônica do Ministério da Previdência Social (MPS) recebeu o Prêmio Nacional de Desburocratização Eletrônica do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RJ) e da Fundação Getúlio Vargas Projetos (FGV Projetos).

Com pouco mais de um ano de lançamento, a Agência é uma página dentro do portal do MPS que reúne os serviços online para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No total, são 48 serviços que vão desde a inscrição de novos segurados ao parcelamento das contribuições. De acordo com o MPS, o objetivo da página é facilitar o acesso aos serviços, a fim de evitar o deslocamento aos postos do INSS.

Para a maioria dos serviços, são solicitados dados pessoais do contribuinte, bem como o seu número de inscrição junto ao INSS. Para aqueles que ainda não são cadastrados é necessário que o interessado tenha em mãos a carteira de trabalho e, se possível, o último contrato de trabalho.

Ainda assim, o portal facilita os serviços. O aposentado José Vieira, 64, diz que aprendeu a usar o site quando estava cansado da burocracia da unidade fixa de atendimento. “Aprendi na marra”, conta. Vieira, que pediu ajuda ao filho da primeira vez que utilizou a agência, afirma que acredita que nem todos da sua idade sabem utilizar os serviços, mas reconhece a utilidade. “A internet não é da minha geração, né? Mas é importante se atualizar”.

No portal do Ministério, existe ainda a Agência Eletrônica de Serviços aos Empregadores, destinada a empresas e empregadores. José Vieira conta ainda que por meio do site resolve os processos burocráticos da aposentadoria de sua empregada doméstica. “Ela se aposenta em agosto desse ano. Acho uma grande facilidade, pois gera mais conforto e menos estresse para quem precisa desse tipo de serviços”, pontua.

Os serviços mais procurados são os de cálculo da aposentadoria, agendamento de atendimento, consulta no extrato previdenciário e consulta na lista de unidades de atendimento. Para consultar os 48 serviços e links informativos disponíveis, clique aqui.

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